O QUE É INBOUND MARKETING





Como sua Empresa vai bater as metas em 2017?

O principal propósito do Inbound Marketing é gerar resultados. Como isso funciona? Oferecemos uma estratégia completa e garantimos resultados concretos. Para isso, utilizamos o funil de vendas do Inbound Marketing.


 O que é Inbound Marketing?


Uma boa definição de Inbound Marketing:

Inbound Marketing é qualquer estratégia de marketing que visa atrair o interesse das pessoas. Também é chamado de marketing de atração e possui três grandes pilares: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Redes Sociais.

Nessa metodologia, existem 5 estágios principais: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar. Nosso trabalho consiste em produzir conteúdos relevante para as pessoas, afim de Atrair visitantes para o site, Converter esses visitantes em Leads, Relacionar-se com esses Leads para que se tornem oportunidades e Vender para essas oportunidades. Depois, Analisar os dados e otimizar toda estratégia. É um processo trabalhoso, mas se for feito da maneira correta, produz grandes resultados, a médio e longo prazo.



etapas-do-inbound-marketing O que é Inbound Marketing?


etapas-do-inbound-marketing O que é Inbound Marketing?

1ª Etapa – Atrair

Essa etapa refere-se a definição do público-alvo, a qual chamamos de “personas”. Personas são a representação gráfica do perfil de cliente alvo ideal. Após definir as personas, começamos a produzir conteúdo específico para elas. Veja algumas estratégias utilizadas:


Atualização Website: Na maioria dos casos, será necessário atualizar seu site com Calls to action, e Landing Pages estratégicas, tornando seu site uma ferramenta poderosa na captação de Leads(clientes potenciais).

Blog: No Blog vão os artigos, e-Books, textos, e tudo mais. Os Conteúdos devem dar dicas e resolver problemas do dia a dia de cada persona. Essa é uma boa estratégia para ranquear páginas específicas do seu site na busca do Google.

Otimização de Sites (SEO): As páginas, programação e layout do seu site precisa estar de acordo com as boas práticas de otimização exigidas pelo Google, para ficar bem posicionado nos mecanismos de buscas.

Redes Sociais: Facebook, Twitter e o LinkedIn, por exemplo, são excelentes meios para divulgar seus conteúdos. A partir daí, podemos compartilhar esses artigos nas redes sociais, enviar por e-mail e pulverizar o conteúdo que foi produzido no Blog de maneira bem rápida e eficaz.


2ª Etapa – Converter

A conversão se dá quando um visitante troca suas informações de contato por algum conteúdo oferecido em seu site. Quando isso acontece ele, se torna um Lead (potencial cliente). O objetivo, ao longo do tempo, é transformar esse Lead em cliente. Para disponibilizar o download desses materiais pedimos nome, e-mail e telefone do visitante. Essas são algumas das estratégias para converter visitantes em leads:

Ofertas de Conteúdo Rico: No inbound marketing isso corresponde a ofertas de e-Books, planilhas, manuais, ferramentas, tutoriais, infográficos, etc, algo que realmente tenha valor para a persona.

Formulário de contato: Um formulário de contato objetivo, com a menor quantidade de campos possível e cor de fundo contrastante vai funcionar como uma porta de entrada para as personas visitantes fornecerem seus dados para contato.

Call-to-action (CTA): Os call-to-actions são os botões ou links, que incentivam as personas visitantes a fazerem algo. Esses botões de conversão são fundamentais para que eles sintam-se atraídos, eles podem ser uma figura ou até mesmo o botão do formulário de contato.

Landing Page: Landing page são as páginas de pouso, é nela que vamos colocar as ofertas ou trabalhar com um texto comercial mais agressivo para que os visitantes façam o download de uma oferta ou então solicitem um contato da equipe comercial. O objetivo da landing page é fornecer a informação de maneira bem objetiva e sintetizada aumentar ao máximo a % de visitantes em leads.




etapas-do-inbound-marketing O que é Inbound Marketing?


etapas-do-inbound-marketing O que é Inbound Marketing?

3ª Etapa – Relacionar

Sem dúvida, existem etapas que devem ser respeitadas até o momento em que o Lead esteja “‘preparado” para ser abordado. Para isso, traçamos o estudo da Jornada de Compra, levando em conta o estágio do Lead, que pode estar em uma dessas 4 fases: “Aprendizado e Descoberta”, “Reconhecimento do Problema”, “Consideração da Solução” ou “Decisão de Compra”. Então, ofertamos materiais para solucionar os problemas de cada fase do Lead, conduzindo-o para próximo nível, até tornar-se um Cliente. Essas são as estratégias utilizadas:

E-mail Marketing: O e-mail Marketing continua sendo o canal que provê um grande ROI (retorno sobre o investimento).

Nutrição de Leads: Para criar uma estrutura de nutrição, de forma escalável e inteligente, considerando o momento do Lead na jornada de compra, é preciso utilizar a Automação de Marketing. Além do relacionamento por e-mail com Leads e clientes, essa ferramenta permite trabalhar a gestão do funil de vendas de forma automatizada, dando mais produtividade à equipe, entre diversos outros benefícios.

Monitoramento de Mídias Sociais: Realmente não basta apenas saber o que dizem sobre sua empresa, existem diversas métricas que podem ser exploradas e utilizadas para medir o seu desempenho nas redes sociais, afim de fornecer dados estratégicos para seu negócio.


4ª Etapa – Vender

Vender, esse é objetivo de todo bom trabalho de Marketing Digital. Para isso, trabalhamos a Nutrição de Leads, visando produzir demanda e gerar novas oportunidades de vendas. Em alguns casos, o processo de vendas acontece dentro do próprio website, e em outros é necessário o contato entre um vendedor e o potencial cliente. Mas nessa metodologia, o processo de vendas tende a ser mais consultivo, ao lado da nutrição de Leads até concretizar a venda. Veja como trabalhamos isso:


Consultoria de Vendas: Realizamos uma verdadeira imersão em seu negócio para identificar gargalos e oportunidades, e orientá-lo sobre o melhor caminho para sua estratégia digital.

Inbound Sales: O Inbound Sales (que pode ser traduzido como “vendas internas”) consiste em manter seus vendedores trabalhando dentro do escritório, usando tecnologias de comunicação para reuniões, demonstrações e fechamento de contratos. Com isso, além de ter maior controle sobre o desempenho da equipe, reduzimos os custos gerados por deslocamentos até os potenciais clientes.

CRM: CRM (Customer Relationship Management) é um software para organizar, metrificar e guardar o histórico de todas as negociações feitas pelo vendedor. Inclusive, unir esse histórico do vendedor com o histórico do Lead enquanto ainda nutrido por marketing melhora a abordagem e performance de vendas.




etapas-do-inbound-marketing O que é Inbound Marketing?



etapas-do-inbound-marketing O que é Inbound Marketing?

5ª Etapa – Analisar

Um dos principais diferenciais do Marketing Digital em relação ao Marketing Tradicional, é poder avaliar com precisão os resultados e comprovar o retorno do investimento com base em dados reais. Monitoramos cada ação que ocorre nas interações do seu público com seus sites, posts e campanhas, o que torna o trabalho mais inteligente. Com isso, todo o processo pode ser otimizado para melhorar cada vez mais os resultados do trabalho de marketing.


Web Analytics: Essas Ferramentas de análise são fundamentais para a análise de todo trabalho de Marketing Digital. Uma das ferramentas que usamos é o Google Analytics. Através do Google Analytics é possível extrair diversos dados que são de grande utilidade para analisar a fundo nossa estratégia de Inbound Marketing.

RD Station: Nós utilizamos o RD Station porque ele é a ferramenta mais completa de Inbound Marketing atualmente. Ele automatiza diversas ações, como envio de e-mails e processamento da sua base de contatos, além de fornecer ferramentas para monitoramento da performance de cada componente do Marketing Digital da sua empresa.

Relatórios: Com toda essa estrutura, robusta e automatizada, podemos fornecer aos nosso Clientes relatórios diários, semanais e mensais de todas as ações de Marketing Digital realizados pela sua empresa.



Vamos montar
seu Projeto?


Nós vamos ajudá-lo a alcançar suas metas e fazer o seu negócio crescer.


FALA COM UM ESPECIALISTA