Como um CRM ajuda melhorar suas vendas?

Como um CRM ajuda melhorar suas vendas?
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Como vender em tempos de instabilidade política e incertezas econômicas? O que fazer para que as vendas não caiam, e melhor, como aumentar as vendas da sua empresa?

Há uma série de fatores que contribuem para que as vendas da sua empresa aumentem em tempos de grandes desafios. Contudo, qualquer que seja a sua estratégia, é necessário um ótimo gerenciamento dos seus clientes e de suas vendas propriamente ditas.

O que é um CRM?

O Customer Relationship Management (CRM), em português, Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, é uma estratégia onde o principal componente da venda é o cliente. O CRM engloba estratégias, tecnologia e práticas desenvolvidas para gerir interações com os clientes, armazenando e transformando informações em novas possibilidades de negócios e fidelizações com os clientes.

E é através das boas práticas que descobrimos como um CRM ajuda melhorar suas vendas!

Esta interação com os clientes através do histórico de relacionamento, reduz os custos comerciais e ampliam os resultados. Devido ao grande impacto que isto acarreta, a cultura do CRM deve ser disseminada em toda a empresa, para que todos os envolvidos direta e indiretamente tenham como foco o cliente.

Como Funciona um CRM?

Comumente o CRM é utilizado por meio de um software que centraliza e gerencia as rotinas e as tarefas de uma empresa com os seus clientes. São conhecidos como Softwares de CRM ou simplesmente Sistemas de CRM. Existe a possibilidade de se desenvolver um CRM sem ser por meio tecnológico, contudo o Softwares de CRM costuma ser uma ferramenta bem mais eficaz.

Como apresentado no tópico anterior, basicamente o CRM armazena todo o histórico de interações com os clientes, desde pedidos, compras, contatos, e etc. Desta forma, é possível conhecer melhor o seu cliente e focar na solução de suas reais necessidades, e isso, consequentemente irá melhorar as vendas da sua empresa.

As principais características de um CRM:

  • Gerir os serviços e produtos destinados aos clientes
  • Automatizar e mapear a gestão dos processos de marketing
  • Total gestão comercial

Percebe que todas estas características são voltadas para o cliente e com isso possibilitam melhorar as suas vendas?

E como um CRM ajuda melhorar suas vendas?

 

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4 pontos que mostram a importância do CRM e como um CRM ajuda melhorar suas vendas.

Centralizando as Informações

Já imaginou ter num único lugar as informações de seus clientes como Endereço, contato, último pedido, média de faturamento, média de pedidos, sazonalidades? Todo o histórico de relacionamento com este cliente? Pois bem, através de um CRM isso é possível. Chega de planilhas e mais planilhas, onde as informações não necessariamente se comunicam. Com todas as informações centralizadas é possível detectar novas oportunidades e fidelizar o cliente.

Histórico e Ordem

Já imaginou ter que guardar todas as negociações com seus clientes em uma planilha ou na sua memória? Em planilhas até que é possível, mas na memória não dá! É muito arriscado. Como a memória não é tão eficaz assim, sobram as planilhas, porém, como achar todas as informações em uma planilha? Como gerir isso de forma eficiente que lhe proporcione identificar uma nova oportunidade com aquele cliente?

A utilização de um sistema de CRM permite não só guardar todo este histórico, como também a organizá-lo de forma eficiente e prático. Assim, analisando os últimos contatos, é possível planejar os próximos passos com cada cliente, como ligar, marcar reunião, visitá-lo ou enviar um e-mail. Saber exatamente qual o próximo passo a se dar, ajudar a focar no cliente até que se chegue no objetivo final que é a venda.

Saber quem é seu Cliente

Saber quem de fato é o seu cliente proporciona conhecer novas possibilidades de negociação! Não adianta ter um “cadastro” onde apenas se armazena nome, endereço, contato e venda. CRM significa relacionamento com o cliente, portanto utilize-o para saber tudo sobre o seu cliente. Tenha tudo anotado de seu cliente, procure saber quais os motivos que o faz procurar a sua empresa, o que ele gosta como atendimento, quais pontos ele acredita que precisam melhorar, que outros fornecedores ele costumar ter, enfim, se relacione com o seu cliente, melhore o seu atendimento e satisfaça o seu cliente.

Sabendo quem é seu cliente é possível também conhecer a sua equipe e como ela atua junto aos clientes.

Fidelizar seus Clientes

Diante de todas as informações obtidas sobre o seu cliente, melhorando o atendimento através destas informações e oferecendo ao cliente o que ele realmente precisa através do histórico armazenado no CRM você terá um cliente fidelizado e que sempre o procurará.

Utilize a estratégia de um CRM e suas vendas vão melhorar!

 

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