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Como saber se meu site precisa de atualização

Como saber se meu site precisa de atualização
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Nos dias atuais,  a internet deixou de ser uma segunda opção para busca de novos clientes. E não é para menos. Veja algumas estatísticas do uso da Internet no Brasil em 2015:

  • Somos o terceiro país no mundo que passa mais tempo na internet.
  • Somos 204 milhões de pessoas no país. Sendo que, 54%  são de usuários ativos de internet.
  • 39% do total da população brasileira já está conectada via dispositivos móveis.
  • Os brasileiros ainda compram mais via desktop: 36% da população compraram pelo menos um item via computador, contra 15% que adquiriram bens via mobile.

Percebe a importância da sua empresa ter uma site?

Nesse artigo, quero compartilhar com você porque é imprescindível ter um site atualizado e quais são os 3 passos que considero essenciais, para fazer uma analise correta se seu site precisa de atualização.

Como saber se meu site precisa de atualização

 

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Otimização

O primeiro PASSO, de grande importância, tem a ver com um acrônimo chamado SEO, que significa Search Engine Optimization, ou Otimização de Site numa tradução livre para o português.

E o que isso faz? Basicamente ele “estrutura” o seu site para ficar mais amigável para os mecanismos de busca, como o do Google por exemplo.

Existe toda uma engenharia na configuração de elementos (tags) por detrás de cada pagina de um site que “ajudam” esses motores de busca a localizar a sua página mais facilmente e a colocá-lo em um dos primeiros lugares no ranking.

Por se tratar de algo tão importante, hoje em dia, ser achado por seu público antes do seu concorrente, aconselhamos a contratação de profissionais qualificados em SEO para o desenvolvimento ou atualização do seu site. A Agência Site Bem Feito possui uma equipe qualificada e busca sempre a excelência em SEO.

 

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Identidade Visual

O segundo PASSO a considerar, dos 3 passos essenciais para como saber se meu site precisa de atualização, é quanto às características visuais de seu site. Por exemplo, como está a Identidade Visual? Sim, seu site deve ser bonito, moderno e com a cara da sua empresa. Mas não só isso, a Logomarca, precisa representar a sua história e as páginas do site, devem seguir uma identidade visual coerente do começo ao fim.

E o Layout? Você gosta do que vê? É agradável aos seus olhos? Você acredita que a forma como está apresentado tem a ver com o seu negócio?

Uma coisa que levo muito em consideração ao configurar o Layout de um site, é se todas as informações estão claras e dispostas de forma simples e objetiva. E além disso, se há botões (calls to action), que ajudam os visitantes a encontrar as soluções oferecidas pela empresa em poucos cliques. Por isso, seu site deve ser desenvolvido de um modo que as pessoas possam localizar os meios de contatá-lo e identificar seu endereço com facilidade. O objetivo da sua empresa no site precisa ser de fácil assimilação por quem estiver acessando-o, assim como os produtos e serviços também.

 

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Usabilidade

O terceiro PASSO é quanto à usabilidade. Como está a velocidade de carregamento do seu site? Ou, seja, ele é leve? Quantos segundos ele demora para carregar? É de extrema importância medir isso em tempos como os de hoje, nos quais os usuários trocam de site com muita facilidade. É preciso cativar as pessoas, e a demora no carregamento pode atrapalhar, levando a atenção do usuário para outro site.

Um estudo feito em 2011 por Geoff Kenyon mostrou que:

  • Se o site carrega em 5 segundos, ele é mais rápido que 25% dos sites web;
  • Se o site carrega em 2,9 segundos, ele é mais rápido que 50% dos sites web;
  • Se o site carrega em 1,7 segundos, ele é mais rápido que 75% dos sites web;
  • Se o site carrega em 0,8 segundos, ele é mais rápido que 94% dos sites web;

Uma das ferramentas que sempre utilizamos para testar a velocidade de carregamento é o Pingdom. Isso permite que sempre possamos avaliar e melhorar a usabilidade dos sites que criamos.

Outra coisa sobre a usabilidade, diz respeito a Tecnologia Responsiva. Quase todo mundo sabe que os sites mais antigos, em geral, não funcionam no celular. E quando funcionam, é com uma péssima resolução. Isso acontece porque eles não foram projetados para usar no celular, já que há alguns anos atrás as pessoas precisavam de um computador quando iam conectar a internet. Com toda essa mudança de comportamento, mais de 50% dos consumidores tomam a decisão de compra navegando do seu próprio celular. O problema é se seu site não funciona no celular, mais de metade do seu público não irá encontrar seus produtos/serviços na internet. Nesse caso, a solução é reprojetar seu site com Tecnologia ou Design Responsivo.

Explicando de forma simples, um site responsivo é aquele que se adequa para qualquer tamanho de tela, seja Smartphones, Tablets, Gadgets, Netbooks e etc. Resumindo, sites responsivos são, basicamente, sites que se encaixam perfeitamente em sua área de visualização, e são ideais para qualquer tipo de dispositivo, incluindo o celular.

Resumindo, qualquer empresa que pretende ter uma boa presença digital e conquistar novos clientes na internet, deve-se fazer as seguintes perguntas:

  1. Meu site pode ser achado no Google, entre os primeiros lugares?
  2. O Layout do meu site está alinhado com a identidade visual da minha empresa?
  3. Meu site foi pensado para oferecer uma boa experiência aos usuários?

Se a resposta para essas perguntas for sim, você está no caminho certo. Se for não, com certeza essa é uma boa hora de começar a pensar na estratégia de reformulação do seu site.

 

Se você tem ainda alguma dúvida a respeito de reformulação de sites, entre em contato conosco.

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