melhorar as vendas

Como melhorar as vendas em tempos de instabilidade política e incertezas econômicas?

O que fazer para que as vendas não caiam e, ao mesmo tempo, melhorar os resultados de vendas da sua empresa?

Sao boas perguntas não é mesmo? E elas têm resposta!

Gestão de clientes para melhorar as vendas

Há uma série de fatores que contribuem para melhorar as vendas da sua empresa em tempos de grandes desafios. Mas, para começar, acredito que a melhor forma de aumentar as vendas, entre outras coisas, é o atendimento prestado aos clientes que você já tem.

Por isso, qualquer que seja a sua estratégia, é necessário um ótimo gerenciamento dos seus clientes e de suas vendas propriamente ditas.

Todo mundo sabe que o melhor canal para melhorar as vendas é a indicação. Mas para tê-las, é preciso merecer. Ter clientes satisfeitos de verdade, que amam a sua marca e sentem orgulho de comprar da sua empresa.

Nesse artigo quero compartilhar uma metodologia que tem nos ajudado bastante aqui no dia a dia da agência, o CRM.

Vou te mostrar, na prática, como um CRM ajuda melhorar as vendas.

O que é um CRM?

Customer Relationship Management (CRM), em português, significa Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente.

Usar um CRM é uma estratégia onde o principal componente da venda é o cliente.

Ou seja, o CRM engloba estratégias, tecnologia e práticas desenvolvidas para gerir interações com os clientes, armazenando e transformando informações em novas possibilidades de negócios e fidelização dos clientes.

E é através das boas práticas que descobrimos como um CRM ajuda melhorar as vendas!

Esta interação com os clientes através do histórico de relacionamento, reduz os custos comerciais e ampliam os resultados.

Além disso, devido ao grande impacto que isto acarreta, a cultura do CRM deve ser disseminada em toda a empresa, para que todos os envolvidos direta e indiretamente tenham como foco o cliente.

Como Funciona um CRM?

Comumente, o CRM é utilizado por meio de um software que centraliza e gerencia as rotinas e as tarefas de uma empresa com os seus clientes. São conhecidos como Softwares de CRM ou simplesmente Sistemas de CRM.

Existe a possibilidade de se desenvolver um CRM sem ser por meio tecnológico, contudo o Softwares de CRM costuma ser uma ferramenta bem mais eficaz.

Como apresentado no tópico anterior, basicamente o CRM armazena todo o histórico de interações com os clientes, desde pedidos, compras, contatos, e etc.

Desta forma, é possível conhecer melhor o seu cliente e focar na solução de suas reais necessidades, e isso, consequentemente irá melhorar as vendas da sua empresa.

As principais características de um CRM:

  • Gerir os serviços e produtos destinados aos clientes
  • Automatizar e mapear a gestão dos processos de marketing
  • Total gestão comercial

Percebe que todas estas características são voltadas para o cliente e com isso possibilitam melhorar as vendas?

4 pontos que mostram como um CRM ajuda melhorar as vendas.

1 – Centralizando as Informações

Já imaginou ter num único lugar as informações de seus clientes como Endereço, contato, último pedido, média de faturamento, média de pedidos, sazonalidades? Todo o histórico de relacionamento com este cliente? Pois bem, através de um CRM isso é possível. Chega de planilhas e mais planilhas, onde as informações não necessariamente se comunicam. Com todas as informações centralizadas é possível detectar novas oportunidades e fidelizar o cliente.

2 – Histórico e Ordem

Já imaginou ter que guardar todas as negociações com seus clientes em uma planilha ou na sua memória?

Em planilhas até que é possível, mas na memória não dá! É muito arriscado. Como a memória não é tão eficaz assim, sobram as planilhas, porém, como achar todas as informações em uma planilha? Como gerir isso de forma eficiente que lhe proporcione identificar uma nova oportunidade com aquele cliente?

A utilização de um sistema de CRM permite não só guardar todo este histórico, como também a organizá-lo de forma eficiente e prática.

Assim, analisando os últimos contatos, é possível planejar os próximos passos com cada cliente, como ligar, marcar reunião, visitá-lo ou enviar um e-mail.

Resumindo, saber exatamente qual o próximo passo a dar, ajudar a focar no cliente até que se chegue no objetivo final que é a venda.

3 – Saber quem é seu Cliente

Saber quem de fato é o seu cliente proporciona conhecer novas possibilidades de negociação!

Não adianta ter um “cadastro” onde apenas se armazena nome, endereço, contato e venda. CRM significa relacionamento com o cliente, portanto utilize-o para saber tudo sobre o seu cliente.

Portanto, tenha tudo anotado de seu cliente, procure saber quais os motivos que o faz procurar a sua empresa, o que ele gosta como atendimento, quais pontos ele acredita que precisam melhorar, que outros fornecedores ele costumar ter.

Enfim, relacione-se com o seu cliente, melhore o seu atendimento e sobretudo, satisfaça seu cliente.

Conhecendo bem seu cliente é possível também conhecer sua equipe e como ela atua junto aos clientes.

4 – Fidelizar seus Clientes

Diante de todas as informações obtidas sobre o seu cliente, melhorando o atendimento através destas informações e oferecendo ao cliente o que ele realmente precisa através do histórico armazenado no CRM você terá um cliente fidelizado e que sempre o procurará.

Dicas Extras para Melhorar as Vendas

Quero compartilhar mais duas dicas que o ajudarão na tomada de decisão em relação ao uso do CRM.

1 ª dica: 11 melhores ferramentas de CRM

A primeira dica extra sobre CRM poderá ajudá-lo na implementação do CRM da sua empresa.

Nesse artigo da Jivochat, você pode conferir os melhores CRM do mercado para utilizar em seu negócio: 11 melhores ferramentas de CRM.

2 ª dica: Vantagens de um sistema de abertura de tickets

E pra fechar, escrevemos um artigo contando nossa própria experiência sobre o uso do nosso CRM.

Leia aqui o artigo completo: 10 razões por que adotamos um Sistema de Abertura de Tickets

Utilize a estratégia de um CRM, e com certeza, isso vai melhorar as vendas da sua empresa!

 

 

 

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Dennis BarretoAuthor posts

Dennis Barreto é Cofundador e Gerente de Projetos na Site Bem Feito, Agência Digital em São Paulo focada em pequenas e médias empresas. É formado em Marketing pela UniSant'Anna, possui vasta experiência em e Vendas B2B e é especialista em Inbound Marketing pela Resultados Digitais.

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