Como criar um plano de negócios no Canvas

Como criar um plano de negócios no Canvas
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Quem precisa de um Plano de Negócios

Quando temos uma ideia de negócio, como podemos saber se esta ideia é viável? Como saber se esta ideia é possível? Constantemente temos diversas ideias, queremos empreender em algum negócio ou mesmo aplicar algo novo em um negócio já existente.

Bom, para qualquer uma destas possibilidades, nenhuma delas pode começar sem ser bem avaliada. Papel e caneta, ou melhor, um computador e uma planilha eletrônica e medir os prós e os contras. Isto seria iniciar um plano de negócios. E todo plano de negócios precisa ser bem elaborado, bem pensado.

Em algumas situações o BMC será o próprio modelo de negócios, em outras situações o BMC será uma ferramenta do plano de negócios. E como elaborar um plano de negócios na ferramenta Canvas?

O que é o Business Model Canvas

O BMC, Business Model Canvas é um modelo de plano de negócios com foco em empreendedorismo e  modelo estratégico. Teve origem na tese de doutorado de Alexander Osterwalder, defendido na universidade de Lausanne, na Suíça e posteriormente apresentado de forma visual a sua tese em seu livro “Inovação de Modelo de Negócios”. Por seu modelo visual e com sua forma de elaboração rápida, é muito útil quando o plano inicial não é o mais indicado para a atual realidade e o empreendedor necessita alterar o planejamento. Podemos dizer que em comparação com o plano de negócios tradicional, a principal diferença está na rápida elaboração com o seu modelo visual, não necessitando de uma extensa escrita do plano de negócio.

Como funciona o Business Model Canvas

Basicamente, o plano de negócios na ferramenta Canvas é um mapa pré formatado contendo nove blocos:

  • Segmento de Clientes
  • Proposta de Valor
  • Os Canais
  • Relacionamento com Clientes
  • Fontes de Receita
  • Recursos Chave
  • Atividades Chave
  • Parcerias Principais
  • Estrutura de Custos

Como elaborar cada bloco do Canvas

Vamos apresentar abaixo os blocos é que devemos considerar em cada conteúdo.

Segmentos de clientes

Quais os segmentos de clientes que a sua empresa terá como foco pensando na proposta de valor, ou seja, que tipo de cliente se tem em mente para alcançar com foco na proposta de valor. Quais são os tipos de cliente ou nichos de mercado mais favoráveis à sua proposta de valor? Pensando nisso, apresente no mapa o segmento de clientes.

Proposta de Valor

Neste bloco, você apresentará o  que a sua empresa vai oferecer ao mercado que realmente terá valor agregado ao seu cliente. Quais os benefícios que a sua empresa tem a ofertar aos seus cliente. Liste aqui o que a sua empresa tem a oferecer aos clientes como um diferencial.

Os Canais

Aqui se apresenta a forma ou as formas pelo qual o seu cliente compra e recebe o seu produto ou serviço. Como será a comunicação entre o seu cliente e a sua empresa.

Relacionamento com Clientes

O Bloco de Relacionamento com Clientes é onde você descreve a forma como a sua empresa irá se comunicar com cada Segmento de Clientes. Quais os relacionamento que a sua empresa irá estabelecer com cada um deles, ou seja, com cada tipo de cliente.

Fontes de Receita

Como se dá a receita de cada Segmento de Cliente por meio da proposta de Valor? Como a sua empresa espera obter receita destes nichos de mercado? Esta informação é uma das mais importantes para a saúde do seu negócio.

Recursos Chave

Leva-se em consideração neste bloco quais o recursos principais ou ativos mais importantes para que a sua Proposta de Valor funcione. São os recursos necessários para que a Atividade Chave seja realizada.

Atividades Chave

Elabore neste bloco quais as atividades principais necessários para que o modelo proposto de negócios seja cumprido. Quais atividades são essenciais na sua empresa para entregar a Proposta de Valor?

Parcerias Chave

Pensando na Proposta de Valor ofertada ao Segmento de Clientes, você sabe quais são os seu principais fornecedores e colaboradores para que o seu modelo de negócio aconteça? Como e com quem você adquire os seus recursos para a sua Proposta de Valor? Compreende toda a logística que isso envolve? Isto está mapeado?

Estrutura de Custos

Ao praticar o modelo de negócios proposta e entregar a Proposta de Valor aos Segmentos de Clientes, elabore toda a estrutura de gastos e despesas que envolvem este modelo na prática. É necessário apresentar todos os custos envolvidos no modelo de negócios proposta e a sua verificação de viabilidade.

Conclusão

Com a elaboração dos nove blocos, seu plano de negócios estará formado. Assim, a sua gestão através do modelo irá gerar valor ao mercado, permitindo visualmente uma análise da sua atuação e definindo os principais fluxos e processos. E como dito anteriormente, uma das principais vantagens de um plano de negócios na ferramenta Canvas é o seu modelo visual, permitindo rápidas alterações para ajustes do modelo de negócio proposto e a percepção da atuação das parte integradas e como elas interagem.

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