Marketing Digital

Não fique só com site e fanpage, utilize as poderosas ferramentas do Marketing Digital

4 min de leitura

Ter site e fanpage, é um bom começo para quem deseja ter uma presença online e fazer sua empresa começar aparecer na Internet.

Mas se você pretende ir além da presença online e usar seu site e fanpage para trazer resultados de vendas para sua empresa, está na hora de ampliar um pouco mais sua estratégia. Nesse caso, ter um site e fanpage não serão suficientes e você precisará incrementar seu marketing com mais algumas ferramentas digitais essenciais.

Antes de começarmos a falar das ferramentas de marketing digital, quero reforçar aqui alguns pontos importantes em se ter um site e fanpage.

A importância de um site

Existem diversos motivos para sua empresa ter um site, como criar a possibilidade de sua empresa ser encontrada através da busca do Google e com isso, aumentar o alcance da sua marca.

Outro ponto importante do site, é que ele é o cartão de visitas eletrônico da sua empresa, portanto faça um site que tenha todas as informações necessárias para contatá-lo, com boa arquitetura de informações, adequado ao seu negócio e pensado para gerar a melhor experiência para os usuários.

Não podemos deixar de mencionar o alcance global de um site. Por se tratar de uma página na web pode ser acessado de qualquer lugar do planeta.

E todo site bem feito se torna uma canal de vendas, seja de forma direta ou indireta. Mais de 25% das vendas hoje são realizadas através da internet, que é o meio de vendas que mais cresce nos últimos anos.

Vantagens de uma página no Facebook

Atualmente o Facebook é uma das formas mais eficientes para se propagar a sua marca através do mundo digital, pois é um canal de comunicação direta com o seu público, já que praticamente todo mundo tem um perfil no Facebook.

Enquanto o site tem a função de atender a demanda dos buscadores, a fanpage funciona de forma oposta, gerando demanda através das publicações e anúncios impulsionados.

Mas só isso é o suficiente?

Aí que está a questão. A resposta é não, não é o suficiente!

Claro que é melhor que nada, muitas empresas ainda não tem nem mesmo uma fanpage. Mas o mundo digital tem suas complexidades que exigem uma boa estratégia e conhecimento e utilização de diversas ferramentas online, para que assim, se tenha um retorno mínimo desejável.

Vamos conversar agora sobre algumas das principais ferramentas de marketing digital.

Técnicas e ferramentas de marketing digital

Anote aí o que você precisa para aumentar o desempenho do seu site:

SEO

Toda a estrutura do seu site tem que estar fundamentada nas boas praticas de SEO (Search Engine Optimization), isto é, tem que estar otimizado através de técnicas e estratégias que permitem que os buscadores encontrem o seu conteúdo no Google de forma orgânica e apresente o resultado nas melhores posições.

O SEO não é uma única configuração que você faz em seu site, é uma batalha constante pelos primeiros lugares na busca. Até mesmo Neil Patel, um dos maiores especialistas de Marketing Digital do mundo, está sempre procurando formas de aperfeiçoar o SEO de seu Site. Veja essas 39 dicas sobre SEO em seu Blog.

Blog

É onde você publica os seus conteúdos criados, focados no seu público alvo, onde a qualidade do conteúdo desperta o interesse do leitor e o leva a “buscar” mais informações sobre o tema abordado. Se os conteúdos dos artigos criados forem relevantes, eles serão mais acessados e divulgados pelo próprio público.

Isso fará com que novos internautas conheçam a sua marca. Como o conteúdo dos artigos tem que ser de boa qualidade, você pode contratar uma empresa especializada.

Até você mesmo pode criar alguns destes artigos com a ajuda de profissionais da área de marketing digital. 5 motivos para sua empresa ter um blog

Landing page

A melhor palavra para definir landing page é “conversão”. Escrevemos mais sobre isso nesse post. Landing pages são páginas com links e elementos para deixar o internauta focado na conversão em leads.

O que são leads? Lead é quando um usuário anônimo da sua página deixa de ser anônimo, fornecendo alguma informação pessoal , como nome e e-mail, em troca de um conteúdo exclusivo que sua página tem a oferecer.

Com esta informação fornecida pelo internauta, você poderá iniciar uma estratégia de e-mail marketing ou até mesmo contatá-lo por telefone, pois ele já demonstrou algum tipo de interesse no seu negócio.

Call to action

Call to action ou CTA, é uma “chamada para a ação”.

Muito utilizado também dentro das landing pages, são como “botões” que chamam o usuário para o próximo passo, como por exemplo, um botão com os dizeres: “Clique aqui para obter um e-book grátis de como vender mais com as ferramentas do marketing digital”.

São chamarizes que levam a pessoa a tomar uma ação para onde você deseja que ela caminhe.

Mídias sociais

Não fique apenas no Facebook, comece a testar redes sociais.

Você pode criar imagens e postar no Instagram, textos curtos e interessantes no Twitter, vídeos com dicas e conteúdos estratégicos no Youtube, ou compartilhar seus Projetos e Artigos no Linkedin.

Estas são algumas das diversas mídias sociais que temos nos dias de hoje. E cada uma delas exige um tipo diferente de estratégia e abordagem. Por isso, a dica aqui não é a quantidade, mas a qualidade.

Ou seja, cadastre sua empresa nas mídias sociais que são interessantes para seu público-alvo, publique conteúdos relevantes para eles, e não publique sempre o mesmo conteúdo em todas as mídias sociais escolhidas.

E-mail marketing

Criar campanhas de e-mail marketing com templates em HTML e enviá-los para a sua lista de e-mail é uma poderosa ferramenta do marketing digital, quando o assunto é relacionamento com a audiência. De acordo com uma pesquisa da Pew Research, cerca de 92% dos adultos utilizam e-mails.

Você poderá engajar seus leads, capturados através das landing pages estratégicas instaladas em seu site, com o uso de ferramentas de e-mail marketing gratuitas ou pagas.

O e-mail é a principal comunicação entre empresas e consumidores. Leve isso a sério e ganhe dinheiro com o seu negócio através do marketing digital,

Segue abaixo uma relação de ferramentas essenciais para instalar em seu site e transformá-lo em uma máquina de vendas:

Este é apenas um breve resumo sobre algumas das principais ferramentas do marketing digital.

Boa sorte e bons negócios!

Aprenda mais sobre marketing digital e use em sua empresa

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