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Como iniciar um trabalho de automação de marketing?

automação de marketing

O número de clientes em potencial para o seu negócio é imenso, e estão todos na internet só esperando para conhecer seu produto ou serviço. Mas para que isso aconteça, o Marketing Digital deve ser o seu grande aliado. E mais ainda, é preciso adotar as estratégias certas para atrair e conquistar clientes. E é aí que entra o trabalho da automação de marketing.

É ela que ajuda as empresa a atingirem seus potenciais clientes em grande escala, porém de forma personalizada.

Se interessou e quer saber mais sobre a automação de marketing e principalmente como começar a implementá-la na sua empresa? Acompanhe então este artigo.

Boa leitura e claro, bons negócios!

O que é automação de marketing

Automação de marketing é a prática de utilizar softwares e outras tecnologias para atuar em grande escala, aumentando assim os resultados de uma empresa.

Com ela é possível identificar, acompanhar e atuar de forma personalizada, melhorando o relacionamento com seu público e, consequentemente, as vendas.

Quando falamos em estratégias de Marketing Digital, estamos falando de uma série de atividades e processos necessários para trazer o resultado esperado. E quanto maior a empresa, maior o número de contatos e dados que devem ser gerados e trabalhados.

Por isso, é essencial que a empresa possa contar com a automação de marketing. Dessa forma, pode reduzir o trabalho manual, aumentar a eficiência da equipe da área de marketing e diminuir o tempo gasto com cada tarefa.

Com a automação de marketing é possível, entre outras coisas:

  • agendar postagens nas mídias sociais;
  • disparar e-mails específicos de acordo com dados ou ações realizadas pelos contatos;
  • avaliar quais contatos estão realmente interessados e prontos para conversar com a equipe de vendas;
  • mensurar os resultados das campanhas.

Como iniciar um trabalho de automação de marketing

Interessante, não? Mas agora é preciso saber por onde começar o trabalho de automação de marketing da sua empresa.

Então, veja a seguir:

1. Defina as estratégias e métricas

A primeira coisa que deve ser feita, é definir quais serão os objetivos, estratégias e métricas para a avaliação dos resultados.

Será preciso também, definir quem você quer atingir e como.

2. Escolha uma plataforma de automação de marketing de acordo com os seus objetivos

Existem diversas plataformas disponíveis no mercado. Na hora de escolher, prefira aquela que seja mais completa e integrada.

Uma plataforma de automação de marketing completa e eficiente deve realizar as seguintes tarefas:

  • envio de e-mail marketing;
  • gerenciamento de conteúdo;
  • análise de SEO;
  • criação de fluxos;
  • criação de landing pages.

3. Estabeleça quais elementos irão determinar e classificar o lead

A partir das características do perfil, tais como profissão ou idade, por exemplo, deve-se definir se um lead está apto ou não para entrar no fluxo de nutrição.

E também o tipo de material responsável por nutri-lo.

4. Defina como será feita a interação e qual conteúdo será oferecido em cada uma das etapas de compra

É preciso definir o que irá ser feito: e-mail, contato por meio das redes sociais ou personalizar as propriedades do software em cada etapa, até o momento final da compra.

Defina também, que tipo de conteúdo será enviado em uma sequência lógica que faça com que o lead avance no processo de compra.

5. Implemente o fluxo de nutrição

Defina as regras e a periodicidade de interação com os leads.

6. Meça a eficiência do processo e faça melhorias se for necessário

Use as métricas já definidas anteriormente para medir a efetividade das ações e, caso seja necessário, tome providências para ajustar o desempenho da sua campanha de marketing.

Dicas para ter sucesso com a automação de marketing

  • A automação de marketing deve ser útil ao seu cliente: entregue conteúdo relevante e crie assim um relacionamento de valor com seu cliente ou potencial cliente. Isso faz mais efeito que qualquer discurso de vendedor.
  • Não pressione o seu lead: se você pressiona seus clientes com e-mails pesados, provavelmente irá perdê-los.
  • A automação de marketing deve fazer parte de uma estratégia maior de inbound marketing: ela é apenas uma ferramenta no processo e não vai substituir a estratégia global de atração e nutrição de leads.
  • Dê suporte para que o cliente faça outras compras, além da primeira: o trabalho do marketing não termina depois da primeira venda, é preciso continuar se comunicando com o cliente.

Por fim, não hesite em procurar a ajuda de quem entende.

Se tudo isso parece complicado demais para você, procure um profissional ou Agência de Marketing Digital para te orientar, como a Site Bem Feito.

Assim, você não perde as milhares de oportunidades de negócio que estão na internet!

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Dennis BarretoAuthor posts

Dennis Barreto é Cofundador da Site Bem Feito, Agência Digital em São Paulo focada em pequenas e médias empresas. Formado em Marketing. Possui vasta experiência em Vendas B2B e é especialista em Inbound Marketing certificado pela Resultados Digitais.

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