Otimização SEO

Como Aparecer na Primeira Página do Google?

6 min de leitura

Pode até parecer que não, mas saber como aparecer na primeira página do Google fará toda diferença para seu negócio. Porém, a pergunta que não quer calar é: O que é necessário fazer para aparecer na primeira página do Google?

Essa é a pergunta mais importante e que iremos te responder neste artigo. por isso,  se é isso que você está buscando, continue lendo.

Veja o que você encontrará neste artigo:

Entendendo o que é aparecer na primeira página do Google

como aparecer na primeira página do Google

Vamos dar um exemplo bem simples de como aparecer na primeira página do Google:

Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, o uso do recurso de busca “perto de mim” aumentou 34 vezes. A pesquisa revela ainda que 80% dessas buscas foram feitas por smartphones. Enquanto 94% dos consumidores pesquisaram sobre lojas próximas à sua localização, 51% realmente visitaram a loja. E apenas 29% realizaram uma compra, de acordo com o site Think With Google.

Olhando essas estatísticas e entendendo um pouco mais a fundo o novo comportamento dos consumidores, a constatação que se faz é que os meios digitais não somente fomentam o os negócios online, como também levam mais consumidores para as lojas.

Por outro lado, o principal objetivo de toda empresa ao criar um site é ser encontrada, receber visitas do seu público, e obter mais um canal de vendas.

Claro que pode haver algum tipo de empresa que pretenda apenas marcar território, adequar-se às tendências do mercado ou simplesmente dizer aos seus clientes que possui um endereço virtual.

De qualquer forma, não resta dúvida que nos dias de hoje, ter um site otimizado para o Google tornou-se fundamental para seu negócio.

Como as pessoas encontram seu site através do Google?

Hoje em dia, a maioria das pessoas, dificilmente, digitam um endereço de um site por completo na barra de endereços do navegador. Isso porque, nem sempre a pessoa sabe o site por completo, ou muitas vezes ele nem sabe em qual site procurar o que ela está querendo.

Ao digitar Site Bem Feito, por exemplo, a pessoa pode acabar buscando apenas por “site bem feito” e, assim, o buscador que está configurado neste navegador faz o resto do serviço ao buscar o site da SBF, trazendo os resultados, ou mesmo complementando a digitação com o endereço completo do site, daí é só clicar e entrar na página.

Como aparecer na primeira página do Google impacta no seu negócio?

como aparecer na primeira página do GoogleAfinal, como aparecer na primeira página do Google influencia no seu negócio? Para começar, o Google é, de longe, a maior ferramenta de buscas do mundo. Atualmente, no Brasil, cerca de 87% dos internautas utilizam a internet para pesquisar produtos e serviços. 71% dos usuários acreditam que as marcas líderes estão no topo dos resultados da busca.

Por isso, ter o seu site na primeira página de respostas do Google pode ser um grande diferencial para o seu negócio, trazendo mais visitas orgânicas e a possibilidade de um aumento significativo nas vendas.

Desta forma, é muito importante que você crie as estratégias específicas para poder estar nas primeiras páginas do Google, utilizando palavras-chave que levem o seu público-alvo até você!

Quais as formas do meu site aparecer na primeira página do Google

Existem duas formas de como aparecer na primeira página do Google. São elas:

  • A forma Orgânica > (Sem anúncios pagos)
  • A forma Paga > (Através de anúncios pagos na ferramenta Google Ads)

Entenda agora um pouco sobre cada uma delas.

Como aparecer na primeira página do Google de forma orgânica

como aparecer na primeira página do GooglePodemos dizer que a forma orgânica é a maneira gratuita de como aparecer na primeira página do Google, Isso porque, esta estratégia envolve a boa utilização de técnicas de SEO (otimização), Keywords (palavras-chave) e conteúdos de boa qualidade. Essas práticas, por si só, garantem posicionar algumas páginas do seu site nos primeiros lugares da busca.

Entretanto, na forma orgânica o resultado não é imediato, até porque, é preciso ser consistente na produção de conteúdos que entregam valor aos leitores, além da construção de links.

Neste caso, é vital ter uma equipe de marketing digital ou uma empresa especializada, para garantir que todo esse processo orgânico funcione e te traga bons resultados.

Vantagens e desvantagens da forma orgânica

Se seu site é ranqueado (colocado nas primeiras posições) no Google através de boas práticas de SEO, estudo de palavras-chave e geração de conteúdo, tornando suas páginas mais relevantes para seu público, obviamente há uma grande probabilidade de não apenas ser achado, mas também obter conversões e vendas, e o melhor, sem custos adicionais com anúncios.

A desvantagem é a necessidade da contratação de um profissional ou empresa preparada para lhe prestar esse serviço mensalmente.

Como aparecer na primeira página do Google de forma paga

A forma paga existente, neste caso, é o Google ADS. Antes também era chamada de “Links patrocinados” ou Google Adwords.

O Google ADS é um serviço de tráfego pago onde você investe um valor para o Google inserir o seu anúncio nas primeiras páginas de busca. Aqui não tem segredo, pagou, o anúncio aparece conforme o contratado.

Mas ainda sim, terá que aprender as regras e criar uma boa estratégia para obter resultados satisfatórios ou pagar para uma empresa criar esse anúncio para você.

Vantagens e desvantagens da forma paga

A vantagem, neste caso, é que mesmo que não se tenha a utilização do SEO, o seu link irá aparecer nas primeiras páginas por um período. como aparecer na primeira página do Google

Entretanto, a desvantagem é que quando o valor “pré-pago” do anúncio acabar, automaticamente sua página volta para a posição original, até que você pague de novo.

Por isso, essa modalidade é recomendada especificamente para aproveitar a atividade dos consumidores em campanhas sazonais e rápidas, onde a busca natural não ajudaria muito, principalmente para palavras momentâneas da moda.

Então, qual forma devo utilizar, a paga ou a gratuita ?

Recomendamos que, se possível, sejam trabalhadas as duas formas, para melhor aproveitamento dessa estratégia de marketing digital.

Isso significa, anunciar no Google Ads apenas páginas estratégicas, que não tenha conseguido ranquear de modo orgânico ou campanhas sazonais.

Ou seja, acima de tudo, seu site precisa ser relevante para seu público e ser encontrável para as pessoas que buscam seus serviços. Para isso, contrate uma empresa que entenda de SEO e esteja preparada para cuidar disso para você. Mas também, coloque algumas páginas do seu site na forma paga e teste o engajamento do público.

O bom do marketing digital é que não existe uma única forma de conseguir bons resultados.

Isso ainda não te convenceu?

Agora, se o fato de 87% de internautas utilizarem o Google como buscador não for suficiente, a informação de que já possuímos mais de 105 milhões de brasileiros conectados a internet, talvez consiga mensurar a importância da sua marca aparecer nas primeiras páginas do Google.

Isso sem contar que, a tendência é esse número dó aumentar, já que estamos vivendo em uma era digital, onde tudo se compra e se vende através da internet. desta forma, e muito importante que você saiba, de fato e comece a explorar como aparecer na primeira página do Google.


Faça agora uma avaliação do desempenho do seu site!

Quer começar a aparecer na primeira página do Google e precisa de uma forcinha extra para isso? A Site Bem Feito pode te ajudar!

Possuímos um time especialista no que se diz respeito a SEO e Google ADS, por isso, conseguimos te auxiliar no que for necessário para que você possa começar a ranquear no Google.

Isso sem contar que conseguimos avaliar o seu site atual para deixá-lo ainda melhor no quesito ranqueamento, levando maior resultado para a sua vitrine online!

Gostou? Então venha agora mesmo para a Site Bem Feito!

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Sobre o autor
Dennis Barreto é Diretor e Cofundador da Agência Site Bem Feito em São Paulo. Também é palestrante de marketing digital e apaixonado por empreendedorismo, além de especialista em inbound marketing. Ele tem ajudado centenas de empresas a expandir seus resultados na internet.
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