Atendimento ao cliente: 9 dicas para atender do jeito certo

Atendimento ao cliente: 9 dicas para atender do jeito certo
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Gostaria de começar dizendo, que tenho mais de trinta anos de experiência em atendimento ao cliente, dos quais, mais de vinte são no mercado de importação e exportação, e os demais, no ramo de restaurantes.

Só pra se ter uma ideia, entrei mais de mil vezes no aeroporto de Guarulhos e atendi clientes como Embraer, VW, Rools Royce, Sadia, Malrboro e outras grandes empresas do mercado de importação e exportação. E no restaurante, clientes como Clodovil, Benoir (dono da Danone), Hugo Barreto e Carlinhos Brawm, só para citar alguns brasileiros e fora os internacionais.

Não acho que já aprendi tudo sobre esse assunto, mas acredito que nesses anos aprendi lições valiosas que gostaria de compartilhar com você, são dicas, que se forem lembradas por sua equipe no momento em que estiverem atendendo, com certeza seus clientes voltarão, e o melhor, indicarão sua empresa. Pois afinal, todos gostamos de ser bem atendidos, não é mesmo?

Essas são as 9 dicas para fazer o atendimento ao cliente do jeito certo:

Também somos clientes

A primeira coisa a lembrar é que somos clientes também, sim e de vários segmentos. Por exemplo: Somos clientes da imobiliária, do banco, da operadora de celular, do restaurante e diversos outros tipos de empresas.

Como tratar os clientes

Um dos itens que considero importantes, é referente a como tratamos os clientes. A ideia aqui é procurarmos tratá-los da mesma forma como gostaríamos de ser tratados. Receber o cliente com um sorriso no rosto e chamá-lo pelo nome é o básico, e isso os concorrentes já fazem, sendo sinceros ou não. Então, procure atender com a maior excelência possível.

Criar um canal de reclamações ou sugestões

Sempre podemos fazer mais para agradar nossos clientes, quer seja criando um canal de reclamações e ou sugestões, quer seja visitando-o periodicamente para estreitar o relacionamento ou oferecer outros tipos de produtos e serviços que ele necessite. Algumas empresas, devido o desejo de organizar-se bem, acabam criando uma burocracia para comunicação dos clientes com ela. Por isso, é fundamental criar um canal aberto e direto para ele se comunicar com a sua empresa de forma rápida e eficiente.

Não esquecer que o dinheiro pago no caixa não é nosso

Nosso salário (ou pró-labore), esse sim é nosso. Porém o dinheiro que passa pelo nosso caixa também é parte do salário dos funcionários, do boleto a vencer ao fornecedor, dos impostos e tudo o mais que faz a empresa se manter em funcionamento. Essa é uma boa razão para querermos manter os clientes sempre satisfeitos e não comprando com nosso concorrente.

Lembrar que o cliente é um Ser Humano

O cliente é um ser humano e não apenas um número em nossas estatísticas. Se soubermos cultivar o relacionamento com ele, ao longo do tempo, ele poderá tornar-se até mesmo um amigo. Mas nesse caso, é preciso saber dividir o lado profissional da amizade. O envolvimento pessoal pode ser perigoso, no que diz respeito às coisas mais intimas. Sobre isso já vi muitas situações, umas acabaram bem, outras nem tanto.

Conquistar a confiança do cliente

Aprendi que conquistar a confiança do cliente, grande ou pequeno é ponto chave nessa relação. Não mentir para esconder um erro, mesmo que isso posa faze-lo ir embora, é algo que só quem é profissional pode fazer.

Trata-lo como a pessoa mais importante da empresa, vai fazer com que esse cliente se torne fiel, e isso é tudo o que qualquer empresa almeja.

Atender clientes de todos os portes

Ter clientes grandes ou pequenos demonstra que a empresa não está procurando somente lucro e sim fazer aquilo que ela se propôs, que é atender o mercado e cumprir seu papel na sociedade.

Pessoal qualificado

Outro ponto muito importante é ter profissionais confiáveis e que saibam trabalhar em equipe, torna as chances desta empresa ir mais longe no mercado, cada vez mais competitivo. Economizar na folha de pagamento, é outro erro que vejo constantemente, porque jamais um funcionário mal pago, vai tratar o cliente como deveria, salvo raríssimas exceções.

Prestação de serviço

Visitar o cliente periodicamente e ouvir sugestões e ou reclamações pode ser um diferencial para mante-lo em sua lista tão preciosa.

Lembrar que o cliente é o único motivo para a existência da empresa, nos faz trata-lo não só como a cereja do bolo, e sim o bolo por inteiro. Mesmo porque, sem ele não tem festa, não tem empresa e nem o sonho de ser empreendedor.

Um bom atendimento faz toda diferença!

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