4 Erros comuns em Marketing Digital

4 Erros comuns em Marketing Digital
Escrito por:

Está pensando em empreender através do marketing digital?

Quer aumentar as receitas da sua empresa usando o meio virtual?

Pois bem, você está no caminho certo!

E para mostrar que você está no caminho certo, listamos aqui alguns números que comprovam que esta é a melhor decisão que você pode tomar para o seu negócio:

  • 87% do internautas possuem smartphones (Fonte: Global Web Index).
  • O gasto médio com eCommerce de um mesmo consumidor é duas vezes o de novos consumidores.
  • Mais de 93% das decisões de compra são influenciadas por mídias sociais (Fonte Ironpaper).
  • Profissionais de marketing que priorizam trabalhar com blog tem 13 vezes mais chances de obter um ROI positivo (Fonte: Socialemedia)
  • Cerca de 56% de clientes ficam mais propensos a comprar com uma experiência digital personalizada (Fonte: Usabilla)
  • Inbound Marketing gera 54% mais leads do que o Outbound Marketing (Fonte: WebDAM.com)

Diante destes números, não dá para negar a força do marketing digital. Uma rápida busca pelo google e você achará diversos números e casos de sucesso com o marketing digital. Contudo empreender em marketing digital pode ser um grande desafio para iniciantes e erros comuns em marketing digital podem acontecer.

Por isso elaboramos neste artigo 4 erros comuns em marketing digital, que podem atrapalhar o seu empreendimento e fazer com que você desista antes mesmo de desfrutar dos benefícios deste tipo de marketing.

ACHAR QUE SÓ TER UM SITE JÁ É SUFICIENTE

Pensar que ter apenas um site é um dos erros mais comuns em marketing digital. Muitos acreditam que ao criar um site ou página na internet, os resultados virão por si só, de forma automática, mas isso não é verdade. Claro que ter um site é um passo muito importante, e talvez, um dos primeiros que você deve dar na hora de criar uma marca, mas isso não é o bastante. Seu site vai precisar de visitas dos seus potenciais clientes e isso não se consegue num passe de mágica.

Ao desenvolver um site para a sua empresa, você precisará pensar principalmente no SEO. E o que seria isso?

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que visa a otimização do seu site para que os buscadores de conteúdos, como o google.com por exemplo. Todo e esforço com esse trabalho e para garantir que sua página seja encontrada de forma orgânica, ou seja, seu site passe a aparecer nas primeiras colocações dos resultados de buscas destes buscadores, sem que você tenha que pagar para isso.

E como se dá isso?

O Google por exemplo, leva em consideração diversos itens na hora de ranquear os sites em suas páginas de resultados de buscas. Alguns dos mais importantes são: o conteúdo do site (com qualidade e relevância), a url (se é amigável), Palavras-chave, o uso correto de imagens, links externos e internos, o título da página e centenas de outros fatores. A lista é grande, mas você já deve ter uma ideia da complexidade e da importância do SEO. Sempre indicamos a contratação de uma empresa parceira especializada em marketing digital.

NÃO PENSAR EM QUALIDADE PARA OS CONTEÚDOS

Primeiramente o marketing digital só funciona, se ao utilizar o Inbound Marketing, você atrai os seus clientes em potencial disponibilizando conteúdos com qualidade e que desperte o interesse deles. O conteúdo com qualidade não serve apenas para o SEO e melhorar a sua posição no ranking do Google, mas serve também para que de fato esse conteúdo atrai seu público e o mantém em seu site.

Estes conteúdos podem ser feitos por você mesmo, ou através de uma agência de marketing digital especializada no assunto. Caso opte por você mesmo em criar o conteúdo, lembre-se que o mesmo precisar oferecer informações ou dicas que realmente sejam valiosas para seu público.

NÃO USAR AS FERRAMENTAS DO MARKETING DIGITAL CORRETAMENTE

Você tem uma fanpage no facebook? E a utiliza corretamente? Sabe como usá-la de forma eficiente e que tipo de post publicar nela? E as outras mídias sociais, você sabe como utilizá-las também da melhor forma?

E o Blog do seu site, já tem? Sabe como publicar os conteúdos nele? E claro, estes conteúdos têm a qualidade necessária para cativar o seu público? Está usando as Landing Pages? E os Call to Actions? Link externo? Link Interno?  E por aí vai…

O problema não é se você está utilizando tudo isso, mas sim como está utilizando-os, isso faz toda a diferença no resultado.

ESPERAR RESULTADOS MÁGICOS E IMEDIATOS

Talvez este seja o pior erro para os empreendedores em marketing digital. Provavelmente você deve ter lido em algum lugar ou mesmo ouvido de alguém os ganhos que teve ao utilizar o marketing digital e ficou tão empolgado que começou a utilizá-lo no mesmo instante.

Os próprios números apresentados no início do artigo são deveras estimulantes.

O trabalho com o marketing digital até lhe trará resultados imediatos, porém, como se trata de vários processos até que se tenha o resultado final, os resultados que serão apresentados logo de início é o aumento de visualizações e de interações, tendo por princípio que os seus conteúdos são de qualidade e relevantes para o seu público. Daí essas visualizações e interações virarem um lead e consequentemente se tornar um cliente há todo um processo.

Claro que é possível colher resultados imediatos, porém, isso está muito longe de ser a regra. O resultado com o marketing digital é com muito trabalho e dedicação, levando em consideração todos os aspectos tratados nos tópicos anteriores, pois só desta forma as chances de sucesso são consideravelmente maiores.

Quer evitar estes erros? Fale com a gente!

quero-falar-com-um-consultor-300x47 4 Erros comuns em Marketing Digital

 

Share

Time de Conteúdo | Agência Site Bem Feito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *